ABA-RJ

A ABA-RJ (Associação Brasileira de Acuputura, seção Rio de Janeiro) foi fundada em 1998 com o objetivo de agregar as funções política e associativa. As decisões político-administrativas eram tomadas em acordo com a ABA nacional. Em Abril de 1999, a entidade iniciou a primeira turma do curso de especialização em acupuntura, com cerca de 30 alunos, graduados na área de saúde. Com o sucesso do curso, novas turmas foram iniciadas a cada ano, sempre com grande procura. Isso fez surgir à necessidade de se criar uma entidade voltada somente à educação em acupuntura, já que essa não era a função primordial da ABA-RJ. Essa necessidade levou a fundação, em 2001, do IBMTC – Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa, dirigida e presidida atualmente pelo Dr. Márcio De Luna. A instituição passou a ser exclusivamente uma entidade de ensino, pesquisa e extensão, ou seja, uma verdadeira escola de pós-graduação em acupuntura e medicina tradicional chinesa.


Produção Científica do IBMTC

Relato de caso
Aluno: Bonnie Ann McIntire

Consequências da alimentação contínua de cães com rações baseado na MTC
Aluna: Ana Paula de Macedo Rego

Contribuição da Acupuntura Tradicional Chinesa na Escoliose
Aluna: Vera Lúcia Gonçalves Taranto

Acupuntura na Tensão Pré-Menstrual
Aluna: Jeanne Malheiro Dinesen

Semiologia Pediátrica sob a Visão da MTC
Aluna: Lívia Siqueira Romeir

Acupuntura, uma abordagem não excludente entre a medicina oriental e a medicina ocidental
Aluno: Fábio Tavares da Silva (ABARJ - RJ Turma de 2001)

Ansiedade, insônia e acupuntura
Aluno: Gláucio Dutra Rocha

Os interessados em adquirir cópias de tais trabalhos, entre contato conosco (diretoria@abarj.com.br)


Escola Virtual


O objetivo da escola virtual é alcançar alunos que não podem se deslocar freqüentemente até a nossa escola assim como regiões distantes que não tenham estrutura nem recursos para a implantação de uma unidade do IBMTC. Seguindo uma tendência internacional de ensino à distância, a entidade oferece o curso de especialização, onde o aluno possui um professor tutor virtual qualificado e capacitado para solucionar todos os seus questionamentos através de e-mail e telefone. Por outro lado o aluno se compromete a cumprir tarefas, realizar pesquisas e comparecer à sede do IMBTC, em dias previamente agendados, para a realização da parte prática do curso. Aproveitando sua estada na sede da instituição, o aluno ainda assistirá mais aulas teóricas e terá a oportunidade de interagir com os outros alunos do curso presencial regular.

Mais informações clique aqui


Mestrado internacional em acupuntura

Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa é a primeira instituição do país a oferecer um Mestrado Internacional em Acupuntura (Master of Science of Acupuncture – Mas.Acup.). O novo curso é realizado em parceria com instituições internacionais e tem coordenação geral do Prof. Dr. Giovanni Maciocia, da Inglaterra, do Professor Dr. Cui, na China e do Professor Márcio De Luna, no Brasil. Os interessados devem fazer a pré-inscrição para a entrevista de seleção, se selecionados devem se inscrever para uma prova teórica classificatória para o curso de nivelamento. Após a aprovação o aluno estará regularmente inscrito no programa de Master´s internacional. O curso oferece diploma reconhecido internacionalmente e válido somente na China, Europa e Estados Unidos. Porém, não é reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil, por não haver lei ainda que regulamente a prática da acupuntura no país, assim como ainda não há no Brasil universidades ou IES que confiram graduação em acupuntura nem programas Stricto Sensu em acupuntura.

Mais informações clique aqui